Notícia

05 de Agosto, 2018

Missa em louvor a Nossa Senhora das Neves reúne milhares de devotos

Milhares de devotos participaram na manhã deste domingo (5), da Missa em louvor a Padroeira de Iguape, Nossa Senhora das Neves. A Missa foi presidida pelo bispo Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, que no próximo dia 19 de agosto, será empossado bispo diocesano de Registro (SP). Durante a homilia, Dom Manoel exaltou Maria, Mãe amorosa de Jesus, " um verdadeiro exemplo de amor, fé e esperança, que Deus nos enviou de presente". 
A celebração aqueceu os corações do devotos e fiéis, que demonstraram todo seu amor cantando e louvando Nossa Senhora das Neves. Também participaram como concelebrantes, o bispo Dom José Luiz Bertanha e o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape, Pe. Omir de Oliveira-svd.
Logo mais às 17h, será realizada a Procissão de Nossa Senhora das Neves, pelas ruas de Iguape.
Participem!

Origem da devoção
De acordo com a tradição que um rico casal romano pediu em oração à Virgem Maria uma orientação para empregar a sua fortuna.Em sonho foi dada a mensagem de que Santa Maria desejava a construção de uma igreja no monte Esquilino (designação de três montes que ficam na periferia de Roma) num local que aparecesse coberto de neve. Isto aconteceu numa noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão europeu. No dia seguinte encontraram uma parte do morro Esquilino coberto de neve. Então ali foi construída a igreja em honra a Nossa Senhora das Neves.

Mas como a imagem de Nossa Senhora das Neves chegou a Iguape?

A imagem da Santa chegou a bordo de um brigue (um dos menores navios de guerra da época) português que se refugiou na barra do Icapara fugindo de um navio pirata. Com o sucesso de seu intento, o comandante atribuiu à Santa o milagre da fuga e, aportando em Icapara, uniu-se a um grupo de pessoas, construindo uma capela e ali entronizou a imagem de Nossa Senhora das Neves.

Em 1614 foi construída uma nova igreja quando os moradores resolveram mudar para a atual localização de Iguape o qual perdurou até meados do século XIX sendo substituída pela atual Basílica.

Hoje, Nossa Senhora das Neves continua sendo a padroeira do município com festa em seu louvor no dia 5 de agosto.


Missa Nossa Senhora das Neves 2018