Artigo

01 de Dezembro, 2016

Dezembro: Celebrar o Advento e Natal de Jesus em nossa vida

"A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos." (Tt 2,11)

Toda festa tem seu início com uma boa preparação. Em vários lugares já aparecem decorações, enfeites, luzes e objetos coloridos de Natal. A Igreja oferece mais que todo materialismo e também quer chegar no Natal envolvendo as pessoas, comunidades do campo e da cidade. Este tempo que nos leva à grande festa, se chama ADVENTO. Tempo de espera, preparação e conversão. Mudança no falar, pensar, agir, que provoca mais vida e vida nova em nossas famílias e comunidades.

Este caminhar nos ajuda a preparar o interior para o encontro com Jesus, o Salvador. Para que essas quatro semanas sejam realmente revestido de sentido e significado, as famílias se preparam pela Novena de Natal, momentos de graça e renovação iluminados pela Palavra. Vamos ao encontro de Jesus, o Messias, o Deus conosco.

Muitas casas arrumam o presépio com as figuras da Sagrada Família, tudo muito bonito e ornamentado. Quem participa da Novena e faz seu presépio, demonstra o que buscamos para nos aproximar de Jesus e abrir nosso coração para que seja o lugar onde Ele realmente quer nos encontrar.

Por gestos de solidariedade e partilha, criamos laços, novos elos de alegria e paz junto às pessoas com quem convivemos e, de modo especial, com nossa família. Podemos, sim, cantar com os anjos: “Glória Deus nos mais altos dos céus, e paz na terra a todos amados por Deus”. 

Volto a dizer que é uma pena que muitos vão se aproximando do Natal preocupados com coisas que distraem: papai noel, enfeites, decorações, na espera de dar ou receber presentes, sem se importar com o autor e principal e personagem da festa de Natal: JESUS.

A liturgia da Igreja se preparara para esta grande festa e está cheia de ritos e sinais. O advento nos conduz a viver a primeira vinda de Jesus, sua encarnação na história. A sua segunda vinda e definitiva, no fim dos tempos para mostrar toda sua glória.

O Natal é, como os pastores ouviram no cantar dos anjos, a grande notícia: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que o Cristo e Senhor” (Lc 2, 10-11).

Que possamos cantar: noite feliz, noite feliz, ó Jesus, Deus da luz, quão afável é seu coração, que quisestes nascer nosso irmão e a nós todos salvar... Natal é viver um pouco mais de amor com todos.

Aproveito para desejar a todas as famílias, um abençoado Natal, revestido de alegria amor e paz. Um novo ano de bênçãos, saúde e paz para todos.

Dom José Luiz Bertanha

Bispo Diocesano de Registro (SP)