Notícia

26 de Julho, 2018

Igreja celebra memória de São Joaquim e Sant"Ana, avós de Jesus

Também nesse dia, é comemorado o Dia dos Avós

Neste dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus. Também nesse dia, é comemorado o Dia dos Avós.

Os santos são lembrados por terem educado Maria no caminho da fé, alimentando seu amor pelo Criador e preparando-a para sua missão. Essa formação influenciou profundamente na educação de Jesus.

De acordo com artigo do arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, Joaquim e Ana estão situados na passagem do Antigo para o Novo Testamento, mas não são citados no Novo Testamento. Para o cardeal, é possível chegar aos seus nomes através de uma tradição muito respeitada da Igreja primitiva.

Ensinamentos de Sant’Ana

“Ana é representada na arte como a mãe que ensina e educa, sentada numa cadeira, com um livro na mão, tendo Maria menina junto dela a ouvir atentamente os ensinamentos da mãe. O livro na mão lembra a palavra de Deus e a tradição religiosa do povo de Israel; a outra mão aponta para o alto, indicando os caminhos que levam a Deus”, destaca.

A devoção a Sant’Ana chegou ao Brasil trazida pelos portugueses. Ana é a imagem da mãe educadora, da avó que ensina os netos; imagem também dos catequistas, que educam e iniciam as pessoas nas coisas de Deus.

Festa de São Joaquim e Sant’Ana e Dia dos Avós

A festa de São Joaquim e Sant’Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente, na transmissão da fé que é essencial para qualquer sociedade. Os avós de Jesus ajudam a cultivar os valores da perseverança e confiança em Deus e na nossa colaboração na obra da redenção.


Fonte: CNBB