Notícia

13 de Janeiro, 2017

JMJ Panamá será nos primeiros meses de 2019

É esperada a participação de 1,5 milhões de jovens.

A data da próxima Jornada Mundial da Juventude será conhecida nas próximas semanas.

O que já se sabe no entanto, é que diferentemente dos anos anteriores, a JMJ Panamá será realizada nos primeiros meses de 2019.

O Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério Leigos, Família e Vida afirma a este respeito: “Não sabemos a data extata, porém povavelmente será em janeiro, fevereiro ou março, devido ao clima”.

O custo terá um peso muito grande na organização do megaevento. A JMJ Cracóvia teve um custo de cerca de 46 milhões de euros, cobertos em grande parte pelos próprios participantes.

De fato, a cota de participação cobriu 70% do valor total. O Estado contribuiu com outros 10%, sobretudo com a questão da segurança. O restante do custo foi coberto graças a doações de paróquias, de particulares e de empresas.

Um estudo realizado pela consultoria GAD3 revelou que as Jornadas Mundias da Juventude representam bem mais do que apenas um evento religioso, visto que o país sede torna-se uma “vitrine para o mundo”.

A título de exemplo: 96,1% dos participantes da JMJ Cracóvia aconselham a visitar a Polônia e mais de 80%  deles asseguram que sua permanência no país melhorou a imagem anterior que tinham dele.

Do ponto de vista pessoal, mais de 90% dos peregrinos afirmam que a participação na JMJ ajudou a aprofundar a sua fé e aumentou neles o desejo de construir uma sociedade melhor.

Bispos panamenhos

E a JMJ é o tema central da Assembleia Plenária ordinária da Conferência Episcopal Panamenha, reunida  desde segunda-feira (09/01) em Clayton.

A CEP é responsável pela organização das “Jornadas das Dioceses”, o que significa que os Bispos devem planejar com zelo a acolhida e as atividades dos milhares de jovens que chegarão ao Panamá antes da JMJ 2019.

Os Bispos examinarão também a realidade nacional, iluminando-a segundo o ensinamento da doutrina da Igreja católica.

Para a JMJ no Panamá, em 2019, é esperada a participação de 1,5 milhões de jovens.


Fonte: Rádio Vaticano