Artigo

01 de Novembro, 2016

Novembro

Querido povo de Deus!

“Senhor Bom Jesus, Deus de Bondade, da Alma pecadora tende piedade”!

Este ano vivemos sob o olhar da Divina Misericórdia, como nos diz o Santo Padre o Papa Francisco, enfatizando o sentido desse Ano Santo: “É um tempo favorável para contemplar a misericórdia divina que ultrapassa qualquer limite humano”. Mas esse período só será realmente favorável se as pessoas escolherem o que agrada a Deus: perdoar seus filhos, usar de misericórdia para com eles para que possam ser misericordiosos para com os outros”.

Por isso, no mês de novembro, precisamente dia 13, estaremos fechando as portas do Ano Santo da Misericórdia no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape. Assim, todos seremos convidados a abrir as portas de nossos corações para comprometer-nos a viver plenamente a misericórdia todos os dias de nossas vidas, percebendo no rosto de nossos irmãos a face de Cristo, que nos revela o rosto misericordioso de Deus. Momento este importante para todos nós cristãos, fechar o Ano Santo da Misericórdia e perceber o quanto aprendemos na escola de Jesus a formarmos uma sociedade mais justa e fraterna, onde as famílias conseguiram superar todos os obstáculos e viverem mais unidos no amor e na caridade.

Este ano Santo da Misericórdia, nos levou a ver no Bom Jesus de Iguape o rosto de Deus Pai, guiados pelo Espírito Santo que nos conduz ao mesmo tempo a fecharmos o Jubileu da Misericórdia e abrirmos aqui em Iguape, no Santuário, o Jubileu dos 370 anos da imagem do Nosso Amável Bom Jesus.

No dia 13 de novembro, teremos estes dois acontecimentos, encerramos o Ano da Misericórdia para nos encontrarmos como irmãos e abrimos o Jubileu dos 370 anos da imagem do Bom Jesus, para vivermos como irmãos e irmãs guiados pelo Senhor de nossas vidas.

Por isso, conclamo todos os romeiros (as) do Senhor Bom Jesus, e todo povo iguapense, para vivermos profundamente este Ano Jubilar do achado da imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape, organizando suas Romarias durante o ano ou quem sabe podermos levar uma Réplica da imagem do Senhor Bom Jesus, desde Iguape até a sua paróquia. (não esqueçam de combinar com seu pároco para uma breve visita da imagem do Senhor bom Jesus). E nós que estamos em Iguape e temos a graça de estarmos com o Senhor Bom Jesus os 365 dias do ano poderemos nos organizar em comunidades para fazermos: Pequenas Romarias por comunidade; momentos de Vigílias; momentos que cada comunidade possa levar uma pequena réplica e visitar todas as famílias do seu bairro ao longo deste ano jubilar.  São propostas que podem dar certo ou podemos fracassar, mas, todos devemos abraçar com um só coração, que o Senhor Bom Jesus providenciará tudo em nossa caminhada.

Querido povo de Deus, peçamos que o Senhor Bom Jesus nos abençoe, nos ilumine e nos guie neste Ano Jubilar dos 370 anos do achado da Imagem. Que Nossa Senhora das Neves, Mãe do Bom Jesus, interceda todos os dias por nós, Ela que preparou esta Terra Santa, para que o Nosso Senhor pudesse fazer a sua morada.

“Senhora das Neves, Mãe eterna companheira, desta terra de Iguape és padroeira”!

Padre Jaime Marcelo Maria Gato, svd