Artigo

01 de Fevereiro, 2017

Fevereiro: Penitência pela sagrada imposição de cinzas

Irmãos e irmãs, nos aproximamos do Tempo Quaresmal e estaremos ainda mais próximos da luz e misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo. O início deste período começa com a Quarta-feira de Cinzas, quando responderemos ao chamado de viver com intensidade um caminho de dedicação a Deus e ao próximo.

As cinzas vêm da queima dos ramos abençoados do Domingo de Ramos do ano anterior e a elas misturada água benta. As cinzas representam o renascimento para uma nova vida, livre e sem pecados. “Recorda-te que és pó e ao pó retornarás” (cf Gn 3, 19). “Voltar às cinzas” significa, também, que somos iguais para o Pai.

Na Celebração Eucarística de imposição de cinzas, ao recebê-las, o fiel confirma seu compromisso de partilhar seu amor e sua compaixão com os mais pobres, pois a Quaresma nos pede este exercício de fraternidade e solidariedade. Faz parte de “ser cristão” expressar sua fé através de obras, pois, sem elas, torna-se uma fé injusta, como por exemplo, rezar e prestar doações à Igreja, enquanto no dia a dia é injusto com um irmão.

A Quaresma nos traz esta importante mensagem de reflexão para renascermos de nossos antigos e apegados estilos de vida. Jesus nos convida a mudar. Através da penitência, alcançamos a reconciliação com Deus e, então, a conversão.

Abrace, de coração aberto, a bênção que a Quarta-feira de Cinzas traz.

Pe. Omir Oliveira, -svd, reitor do Santuário Senhor Bom Jesus de Iguape