Artigo

03 de Agosto, 2016

Romeiros e Romeiras do Bom Jesus

A tradicional Festa do Senhor Bom Jesus e de Nossa Senhora das Neves, para as quais tanto nos preparamos, chegou

Povos de tantos lugares que em Iguape estão chegando para trazerem o seu louvor ao Bom Jesus em agradecimento por tantas graças recebidas.

Dias atrás, conversando com uma Romeira, que veio do interior de Capão Bonito, ela me disse que vem para Iguape há 54 anos, seguindo a tradição de sua família que para este Santuário se dirigia todos os anos no lombo de cavalo, depois de caminhão e agora com seu próprio transporte. Para ela, quanta coisa mudou nesta cidade, porém, uma coisa que nunca mudou foi sua fé no Bom Jesus e nas graças que por Ele são alcançadas no dia a dia da vida.

A Festa do Senhor Bom Jesus vem nos trazer todo esse tipo de emoção e espiritualidade. Deus veio visitar o seu povo e com ele permaneceu, fincando em seu meio a sua morada.

Este ano com o tema: “BOM JESUS É O ROSTO DA MISERICÓRDIA DO PAI”, estamos refletindo e rezando sobre a misericórdia que todos nós somos chamados a exercitar colocando no dia a dia da vida a partir de coisas simples que vivenciamos com o nosso próximo.

Como é bonito ver tantas romarias, cavalgadas, ciclistas que chegam de todo lugar para, ao seu modo, prestar a sua devoção ao Bom Jesus. Uma criança que chegou com uma cavalgada vinda de Itapetininga, disse-me: “Padre, meu pai sempre veio a cavalo para cá e desta vez eu vim fazer isso junto com ele... foi cansativo, mas eu gostei tanto!...”

Sigamos com a Festa. Aproveitemos de tudo o que ela nos oferece para nos ajudar a crescer, aprofundando a nossa fé nesse Deus amoroso e misericordioso, que, através de Jesus, nos convida a sermos misericordiosos como o nosso Pai celeste é misericordioso.

Que o Senhor Bom Jesus de Iguape, com a proteção constante de Nossa Senhora das Neves, nos abençoe a todos!