Notícia

08 de Março, 2020

Campanha da Fraternidade 2020

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, o texto base da Campanha nos alerta sobre o modelo que deve orientar a Missão da Igreja, que está no lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”

 

Em 2020, a Campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e nos convida a uma reflexão tendo como base a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10, 25-37). O texto base da campanha nos alerta sobre o modelo que deve orientar a Missão da Igreja, que está no lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

 

O cartaz da Campanha destaca a imagem de Santa Dulce dos Pobres, uma das mais representativas personificações de caridade cristã levada à prática em nosso país.

 

Cartaz da CF 2020

 

A Campanha, este ano, trata do cuidado e da defesa da vida. De todas as formas de vida do planeta. Trata da solidariedade e ajuda a quem necessita e para quem sofre. A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. Oferece sempre uma publicação conhecida como “Texto-base” com o aprofundamento do tema de cada ano e, este ano, convida a um olhar que se eleva para Deus, no mais profundo espírito quaresmal, e volta-se também para os irmãos e irmãs, identificando a criação como presente amoroso do Pai.

 

A Parábola do Bom Samaritano

 

Lucas 10:25-37

 

25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”

26 “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?”

27 Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’ ".

28 Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.

29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”

30 Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.

31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.

32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.

33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.

34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.

35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

36 “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”

37 “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei.

Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

 

 

Por: Comunicção SBJI