Campanha da Fraternidade 2016 reflete sobre a responsabilidade comum pelo futuro da Terra
Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24), a Campanha da Fraternidade 2016, pela quarta vez realizada de forma ecumênica, busca unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas para a promoção da justiça, do direito ao saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.
"As reflexões sobre o saneamento básico contidas no texto-base demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados. Desejamos que o texto-base contribua para mobilizar e criar espaços ecumênicos de comprometimento com a Casa Comum", disse o Presidente da CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), Dom Flávio Irala.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) é uma iniciativa que tem sido realizada a cada cinco anos por diversas denominações cristãs, sempre de forma ecumênica, valorizando o que cada igreja tem de bom. A primeira CFE foi organizada em 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, tratou de “Solidariedade e paz” e trouxe como lema “Felizes os que promovem a paz”. Já em 2010 foi a vez de “Economia e Vida” e o lema foi “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Fonte: CONIC