Evangelho

15 de Dezembro - Ano A

Lucas 7,24-30

Aleluia, aleluia, aleluia.
Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
7 24 Depois que se retiraram os mensageiros de João, ele começou a falar de João ao povo: "Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
25 Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis.
26 Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta.
27 Este é aquele de quem está escrito: ´Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti´.
28 Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele".
29 Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João.
30 Os fariseus, porém, e os doutores da lei, recusando o seu batismo, frustraram o desígnio de Deus a seu respeito.
Palavra da Salvação.



ComentÁrio do Evangelho
A EXALTAÇÃO DE JOÃO

A tarefa de precursor desempenhada por João e a provisoriedade de sua missão poderiam levar os discípulos de Jesus a olhá-lo com desprezo, desmerecendo seu trabalho. Jesus corrigiu esta distorção, exaltando a pessoa de João, a partir de sua inserção no projeto salvífico de Deus. A chegada do Messias Jesus não deveria ser motivo para relegar o Batista ao esquecimento. Tanto um quanto outro estavam a serviço do mesmo projeto divino.
A figura ascética de João, vivendo no deserto e exercendo aí sua tarefa, superava à dos antigos profetas. Ele era a realização do que os profetas haviam anunciado. Era o mensageiro enviado por Deus para preparar os caminhos de seu Messias, convocando o povo à conversão e praticando um batismo de penitência. Sua disponibilidade para colaborar com Deus, no seu desígnio de levar a salvação à toda humanidade fazia dele o maior dentre os nascidos de mulher. Faltou-lhe apenas ter sido discípulo do Reino anunciado e instaurado pelo Messias que ele tinha proclamado. Quem acolheu a pregação de João e se converteu de seus pecados, deu razão a Deus, reconhecendo, no Batista, o sinal da presença divina na História. Quem se mostrou insensível aos seus apelos, recusando-se a converter-se, frustrou os planos de Deus e ficou privado da salvação. Assim, a posição tomada diante de João foi uma posição tomada em relação a Deus.

Oração 
Senhor Jesus, que o apelo de João à conversão e à penitência encontre eco no meu coração, colocando-me no caminho que me leva a ti.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Leitura
Isaías 54,1-10
Leitura do livro do profeta Isaías.
54 1 Dá gritos de alegria, estéril, tu que não tens filhos; entoa cânticos de júbilo, tu que não dás à luz, porque os filhos da desamparada serão mais numerosos do que os da mulher casada, declara o Senhor.
2 Amplia o espaço da tua tenda, desdobra sem constrangimento as telas que te abrigam, alonga tuas cordas, consolida tuas estacas,
3 pois deverás estender-te à direita e à esquerda; teus descendentes vão invadir as nações, povoar as cidades desertas.
4 Nada temas, não serás desapontada. Não te sintas perturbada, não terás do que te envergonhar, porque vais esquecer-te da vileza de tua mocidade. Já não te lembrarás do opróbrio de tua viuvez,
5 pois teu esposo é o teu Criador: chama-se o Senhor dos exércitos; teu Redentor é o Santo de Israel: chama-se o Deus de toda a terra.
6 Como uma mulher abandonada e aflita, eu te chamo. Pode-se repudiar uma mulher desposada na juventude? - diz o Senhor teu Deus.
7 Por um momento eu te havia abandonado, mas com profunda afeição eu te recebo de novo.
8 Num acesso de cólera volvi de ti minha face. Mas no meu eterno amor, tenho compaixão de ti.
9 Vou fazer hoje como no tempo de Noé: tal como jurei então que o dilúvio de Noé não mais se abateria sobre a terra, do mesmo modo faço juramento de não mais me irritar contra ti, e de nunca mais te atemorizar.
10 Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti.
Palavra do Senhor.
Salmo 29/30
Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
Vós tirastes minha alma dos abismos
e me salvastes quando estava já morrendo!

Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
Pois sua ira dura apenas um momento,
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos,
de manhã vem saudar-nos a alegria.

Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
Transormastes o meu pranto em uma festa,
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!