Notícia

20 de Julho, 2018

Missionários participam de XII Conferência Regional dos Missionários da Consolata no Brasil

Encontro se encerra neste sábado, 21

Cerca de 50 missionários - que trabalham em diversas atividades em todo o país - estão reunidos na XII Conferência Regional dos Missionários da Consolata no Brasil, realizada de 16 a 21 de julho, em São Paulo.

Como expressão de unidade com os missionários, participam da conferência o superior geral dos Missionários da Consolata, padre Stefano Camerlengo, e o conselheiro geral, padre Jaime Carlos Patias.

Na abertura do encontro, em 16 de julho, os participantes realizaram a caminhada histórica do Instituto Missões Consolata no Brasil, de 1937 a 2017, ocasião em que foi celebrado, em Roma, o XIII Capítulo Geral, quando os missionários receberam o desafio de reestruturação e reanimação.

Inspirando-se no Evangelho de Marcos, o superior geral do Instituto Missões Consolata, padre Aquiléo Fiorentini, exortou os missionários a assumir o chamado de participar da missão de Jesus através do carisma da consolação. Segundo ele, esta é uma forma de os missionários participarem do projeto de Deus.

Padre Aquiléo apontou que a conferência é um ato jurídico, mas também um momento celebrativo, com a possibilidade de avaliar e programar a caminhada e os trabalhos promovidos pelo Instituto no Brasil. Por fim, o superior geral convocou todos a participar com dedicação do encontro.

CAM 5

O primeiro dia da Conferência também serviu para que os sacerdotes partilhassem a experiência do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), realizado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, entre os dias 9 e 14 de julho.

Segundo Padre Jaime, o CAM 5 teve como objetivo animar a Igreja na América Latina para a missão universal. Padre Stefano considerou que o CAM 5 serviu para entender que não se pode continuar a missão de forma individual, mas abrir-se ao trabalho junto aos leigos. Finalmente, ele notou que o CAM 5 ressaltou a importância da presença do Instituto no Continente Americano: “o continente não pode fechar-se a si mesmo”, disse.

O primeiro dia de atividades encerrou-se com a Celebração Eucarística, presidida por padre Stefano. Na ocasião, o sacerdote lembrou a todos uma frase do Bem-aventurado José Allamano dita aos missionários: “O nome que vocês levam, devem incentivá-los para tornar o que vocês devem ser”.


Fonte: Vatican News