Palavra do mês

02 de Abril, 2017

Abril - Vida nova com Jesus

Prezados devotos do Senhor Bom Jesus, desejamos a todos saúde e paz!

Neste ano, Iguape celebra 370 anos do achado da imagem do Senhor Bom Jesus. Famílias indígenas tiveram esta graça de encontrar a imagem à beira do mar. Outras famílias recolheram a imagem com fé. Deste achado surgiu a devoção ao Senhor Bom Jesus. Este fato histórico, alimentado pelo amor ao Bom Jesus, marca a história da cidade e do Vale do Ribeira. Iguape e seus peregrinos vão celebrar este acontecimento histórico com gratidão e fé.

Também em nível nacional, a Igreja do Brasil celebra o Jubileu Mariano: neste ano o achado da imagem de N.Sra. Aparecida completa 300 anos. Foram três séculos sob a proteção e amparo da Mãe Aparecida. Que Nossa Senhora abençoe nossas famílias. Como ela cuidou de Jesus, ajude-nos a cuidar de nossas crianças. Como educou Jesus adolescente e jovem, que assim também ajude os pais, famílias e educadores junto aos jovens. Ela, que foi verdadeira companheira de vida com José, ampare a união dos casais. E na comunidade dos Apóstolos esteve sempre presente, assim seja, contamos com ela em nossas comunidades. Nossa Senhora, exemplo de vida, cheia de graça, para todos nós seus filhos e filhas. Verdadeira mãe, esposa e missionária do Reino.

Estamos em plena Quaresma, a caminho da Páscoa. Que todos possamos dar passos de uma vida nova no pensar, no agir, em nosso relacionamento com os outros, com Deus e toda obra da criação. A Campanha da Fraternidade quer ser um instrumento no tempo quaresmal, convite à conversão, que é mudança de vida e cultivar o caminho do seguimento de Jesus Cristo. Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal, como itinerário do cultivo e do cuidado comunitário e social da Casa Comum de todos: a mãe terra, o planeta. O Tema deste ano: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa a vida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação”. Bi + oma quer dizer a VIDA, Oma: massa, grupo, estrutura: É o conjunto de condições ecológicas de ordem climática e características de vegetação e o grande ecossistema com fauna, flora e clima próprios. No Brasil temos seis biomas: a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga, o Pampa e a Mata Atlântica. Nestes biomas vivem pessoas, povos, com determinado clima, vegetação, fauna e flora. Vamos conhecer, cuidar do que é nosso para o bem de toda a população brasileira.

Aproveitemos deste tempo quaresmal para dar um impulso em nossa vida espiritual e no cuidado com a mãe terra, que cada dia oferece o ar que respiramos, a água que tomamos, o alimento que nos sustenta e tantos outros dons que gratuitamente, nos dá qualidade de vida. Iluminados pela Palavra procuremos viver este tempo de graça com gratidão, expressando cada dia, em nossa vida, a vontade do Senhor. Não esqueçam de rezar por mim! Um grande abraço à todos, uma proveitosa quaresma, feliz e santa Páscoa.

Dom José Luiz Bertanha, Bispo diocesano de Registro